compartilhar

Ex-governador e idealizador do Tocantins, Siqueira Campos morre aos 94 anos

O ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, morreu nesta terça (4) vítima de uma infecção generalizada depois de passar seis dias internado em um hospital de Palmas, capital do estado. O político tinha 94 anos e lutava contra um câncer nos ossos.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), decretou luto oficial de sete dias no estado. "Sua visão audaciosa e dedicação foram determinantes no desenvolvimento do nosso estado do Tocantins e, portanto, os seus feitos serão eternamente lembrados. Sua liderança inspiradora serviu como um farol para muitos, e sua ausência será profundamente sentida", disse.

Nascido em Crato (CE), Siqueira Campos foi o idealizador da criação do Tocantins, estado que governou por quatro mandatos, o último de 2011 a 2014. Também foi deputado federal por quatro vezes.

Em julho de 2019, foi o parlamentar mais velho a tomar posse no Senado, aos 91 anos, como primeiro suplente do senador Eduardo Gomes (PL). Na ocasião, o líder que deflagrou o movimento popular pela criação dos estados do Tocantins e do Amapá, durante a Assembleia Constituinte de 1988, defendeu a criação de mais 13 estados no Brasil.

 

 

Fonte: Gazeta

COMENTÁRIOS