compartilhar

Fiéis católicos se reúnem na Praça dos Girassóis para a procissão da Via Sacra em Palmas

Católicos percorreram 14 estações que simbolizam os momentos da paixão e morte de cristo. Essa é uma das tradições mais importantes da Semana Santa.

Nesta sexta-feira santa, centenas de fiéis se reuniram para celebrar a Via Sacra, uma das tradições mais importantes da Semana Santa. A procissão começou às 6h e percorreu a Praça dos Girassóis, passando por 14 estações que simbolizam os momentos da paixão e morte de cristo, até a Catedral Divino Espírito Santo.

Durante o trajeto de aproximadamente três quilômetros, partindo do Cruzeiro onde foi realizada a primeira missa de Palmas, os fiéis rezaram e cantaram hinos de louvor, em um clima de emoção e devoção.

"Antigamente se fazia peregrinações à terra santa exatamente para passar por esses lugares onde Jesus viveu essa última semana, desde o Monte das Oliveiras até o Calvário", explicou o diácono Alessandro Moreira.

A celebração da Via Sacra é um momento importante para os católicos, que reforçam a importância da reflexão sobre a vida e a morte de Jesus Cristo. Para muitos, é uma oportunidade de renovar a fé e se aproximar ainda mais de Deus.

Nesta sexta-feira (7) não haverá missas, mas em todas as igrejas haverá o momento de adoração à cruz, às 15h, simbolizando a hora que Cristo deu seu último suspiro.

“Esse momento é chamado beijo da cruz, que é o momento em que a gente vive um pouco esse momento de dor de Jesus para que também façamos parte desse momento de paixão, onde ele se entregou plenamente na cruz. Aí nós também fazemos a nossa parte de lembrar que foi por nossos pecados que ele fez esse sacrifício”, explicou o diácono Alessandro Moreira.

Além da Via Sacra, outras cerimônias religiosas estão previstas para este fim de semana, como a Vigília Pascal e a missa de Páscoa.

 

Fonte: Por g1 Tocantins

COMENTÁRIOS