compartilhar

Disputas e premiação do Futebol Society encerram a II edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins

Competição teve início dia 30, reunindo mais de 700 estudantes-atletas de sete povos.

Quatro equipes do Futebol Society disputaram com muita garra e empolgação os primeiros lugares da modalidade nesta segunda-feira, 02, no Clube da Caixa, em Palmas, encerrando a II edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (JEITs), que tiveram início no sábado, 30.

Duas equipes de futebol society, uma da Escola Estadual Indígena Tekator, da aldeia Mariazinha, dos povos Apinajé, de Tocantinópolis, e da aldeia Rio Vermelho do povo Khraô, de Pedro Afonso, disputaram o primeiro lugar no futebol Society. A decisão ocorreu na prorrogação, após um empate de 1 x 1. Nos pênaltis, o placar ficou 4 x 3 para o time da Escola masculino da Tekator.

Simultaneamente, ocorreu a disputa entre os times de futebol society feminino da Aldeia Mariazinha, de Tocantinópolis contra a Aldeia Xerente, de Tocantínia. Após uma disputa acirrada, o placar final foi de 2 x 0 para Tekator.

A estudante-atleta, Clara Nhiwe Ribeiro Apinajê, comentou sobre a realização do evento e de sua participação. “Foi muito bom estar aqui participando, considerando que ganhar faz parte da competição, mas que o importante vai além, que é conhecer culturas diferentes e interagir com outros povos”, pontuou.

O estudante-atleta Kairo Roptyk, da aldeia Rio Vermelho, dos povos Krahô, de Pedro Afonso, também destacou a importância dos jogos. “Eu espero só coisa boa, como conhecer outras pessoas e aprender cada vez mais sobre

outras culturas. Tudo aconteceu de maneira muito agradável”, destacou.

Classificação

A competição foi encerrada com a entrega de medalhas e muita emoção para as equipes que acompanharam e organizaram o evento. Na classificação final, a medalha de ouro ficou com o time dos povos Apinajé de Tocantinópolis, masculino e feminino. O time dos povos Khraô ficou com a segunda posição; e na terceira colocação, o povo Xerente.

Segunda edição

A II edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits), foi realizada na Praia da Graciosa, em Palmas, de 30 de setembro a 2 de outubro de 2023. Reuniu 763 estudantes-atletas indígenas de 12 a 17 anos, de 35 escolas, representando sete povos do Estado: Apinajé, Karajá-Xambioá, Krahô, Javaé, Karajá, Krahô-Kanela e Xerente.

Foram disputadas 11 modalidades, sendo: Arco e flecha, Arremesso de lança, Luta corporal, Corrida de 100 metros rasos, Corrida de resistência 2.000 metros, Corrida de resistência 3.000 metros, Corrida com varinha 4×100 metros, Corrida com tora, Cabo de guerra, Natação e Futebol society.

 

 

Fonte: https://portaldoamaral.com.br

COMENTÁRIOS