compartilhar

Palmas registra mais de 100 milímetros de chuva no fim de semana e alerta de tempestades continua

Avisos foram renovados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e agora seguem até o fim da manhã desta segunda-feira (5).

O final de semana tem sido chuvoso em todo Tocantins. Só na região de Palmas foram registrados 114 milímetros de chuva apenas entre sábado (3) e manhã de domingo (5), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão para os próximos dias é de mais chuva em todo estado.

Em Araguaína uma das estações de monitoramento registrou 36 milímetros de chuva no fim de semana. No caso de Gurupi, no sul do estado, o acumulado foi de 65 mm nestes dois dias.

Desde sábado (3) o estado inteiro está sobe alerta de chuvas fortes. O aviso foi renovado e agora vale até o fim da manhã de segunda-feira (5).

Na maior parte do estado o alerta tem cor laranja, que significa perigo. São esperados grandes volume de chuva, ventos intensos, corte de energia, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Na parte leste e sudeste do Tocantins o alerta do Inmet tem nível amarelo, que é menos grave, mas também demanda atenção da população.

Nas últimas semanas foram registrados trechos de alagamento nas principais cidades do estado. A recomendação para a população é evitar essas áreas de risco. Veja outras orientações:

 

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Fonte: Por g1 Tocantins

COMENTÁRIOS