compartilhar

Novos radares são instalados na ponte sobre o lago de Palmas e na rodovia que dá acesso a Lajeado

Até sexta-feira (15), os cinco equipamentos instalados serão verificados pela equipe de Instrumentos da Agência Estadual de Metrologia (AEM).

Novos radares foram instalados pelo governo do estado em dois pontos de Palmas: três na ponte sobre o lago e dois no trevo da TO-010 que liga a capital ao município de Lajeado. Até a próxima sexta-feira (15), equipes da Agência Estadual de Metrologia farão a verificação dos cinco equipamentos.

A ação é realizada a partir das 8h30. Para a verificação dos radares, é necessário o isolamento do trânsito. Como são equipamentos novos, a ação deve acontecer durante toda a manhã.

O objetivo é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos em conformidade com a velocidade permitida nas vias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro.

Para fazer essa primeira vistoria dos radares, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média dez vezes em cada radar. A equipe usa um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

Para o funcionamento, os radares devem ter seu modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran. No caso da Ponte da Amizade, o limite máximo de velocidade é de 70 km/h. Já na TO-010, a velocidade permitida é de 80 km/h.

De acordo com o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite, o perfeito funcionamento das barreiras eletrônicas e dos radares é, também, um item de segurança para quem dirige, mantendo o motorista atento aos limites da via.

“As velocidades permitidas são determinadas considerando a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas. É de extrema importância que os radares estejam em perfeito funcionamento”, destaca a presidente.

Veja os locais onde os radares foram instalados

1.     TO-080 Km 00 + 500 Ponte da Amizade

2.     TO-080 Km 00 + 500 Ponte da Amizade

3.     TO-080 Km 05 + 500 Ponte da Amizade

4.     TO-010 Km 01 + 400 - Trevo saída para Lajeado próximo ao posto Petroshop

5.     TO-010 Km 52 + 800 - Trevo entrada para Lajeado

 

Fonte: Por g1 Tocantins

COMENTÁRIOS